Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Dicas

Para Ler


Nova edição da enciclopédia sobre os povos indígenas do Brasil é lançada

A série “Povos Indígenas no Brasil” é a mais completa coleção sobre a história e a situação contemporânea de todos os povos indígenas que vivem no território brasileiro, e completa 37 anos de existência em 2017. O novo volume, concentrado no período de 2011 a 2016, é a 12a. Edição e publica amplo conjunto de informações compiladas e sistematizadas pela equipe de monitoramento do ISA desde o início dos anos 1980 e que atualmente integram um complexo sistema de dados georreferenciados em formato digital, tornando-a única. A edição atual traz artigos produzidos por diversos colaboradores – indígenas e não indígenas – com temas como: direitos indígenas; políticas indigenistas, legislação, terras indígenas, protagonismo indígena e outros, apres entado em 18 capítulos regionais. Destaque para a seção “Palavras indígenas”, que abre o livro com depoimentos de doze mulheres indígenas.

Veja matéria da Folha de São Paulo sobre o lançamento do livro

Para Ver


Exposição Huni Kuin  no Itaú Cultural

A mostra Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuĩ do Rio Jordão encontra-se nos dois pisos da sede do Itaú Cultural, em São Paulo onde são exibidas algumas facetas do conhecimento desse povo: seus saberes sobre fauna e flora, suas cerimônias espirituais, seus métodos de cura, seus objetos tradicionais, suas pinturas e seus desenhos. Entre os itens exibidos, estão também produções audiovisuais, como os documentários de Camilla Coutinho, sobre o modo de viver e pensar do povo Huni Kuin, e de Tauá Klonowski, com imagens aéreas das aldeias do rio Jordão e do rio Taraucá. Outra camada da exposição é a paisagem sonora criada por Yan Saldanha com base em viagens às aldeias Huni Kuĩ. Segundo o artista, esse ambiente tenta capturar “todo e qualquer som que faz parte da vida dos Huni Kuĩ”, são barulhos da floresta, ruídos de animais e sinais da atividade humana que se misturam.

Exposição Huni Kuin  no Itaú Cultural

O livro encontra-se disponível para download aqui

Para Saber


Seis mulheres indígenas que vale a pena seguir nas redes

Matéria publicada no site do Geledés, em 2016, que apresenta 6 mulheres indígenas que são líderes e que têm usado as redes sociais para se expressar, expondo suas visões de mundo e relatando seus problemas mais urgentes. Vale a pena conferir!

Veja a matéria