Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Representando seu povo

O intuito desse jogo é proporcionar aos alunos uma primeira aproximação com a dimensão da quantidade de povos indígenas brasileiros e possibilitar a familiarização e memorização dos nomes de alguns desses povos. O jogo possibilita, também, a realização de uma exploração sonoro-gestual.

Preparando o jogo

Como no Jogo Flecha, é preciso que você selecione nomes de diversos povos indígenas, fazendo uma lista para que os alunos escolham os nomes que acharem mais interessantes. Para criar essa lista, visite o site do ISA – https://pib.socioambiental.org/pt – ou se baseie no quadro abaixo.

Começando a jogar

  • Com o quadro em mãos, cada participante deve escolher um nome de um povo indígena. Como na brincadeira Jogo Flecha, a ideia é que a pessoa se imagine o ‘representante’ desse povo, portanto, que ela se aproprie do nome escolhido.
  • De pé e em roda, cada um inventará uma maneira diferente de apresentar o seu povo.  Ao invés de apenas falar, sugerimos que crie uma melodia, ou explore a sonoridade da palavra ou mesmo o seu ritmo, acrescentando  um movimento corporal enquanto fala/canta o nome do seu povo.
  • Logo após a pessoa falar/cantar o seu povo, todos da roda a imitam, inclusive o seu movimento.
  • Após essa rodada, você pode propor que as pessoas andem pela sala falando/cantando o nome do seu povo, podendo até ampliar o movimento corporal.
  • É possível também repetir essa etapa com um comando de silêncio. Você pode usar o toque de um instrumento como sinal para que todos parem e fechem os olhos. Repita algumas vezes.
  • Você pode acrescentar um novo comando: quando estiverem parados e sentirem uma mão na sua cabeça devem retomar o seu nome com movimento. Aos poucos, vá tocando em cada um até que todos estejam falando/cantando e se movimentando pela sala. Espere alguns segundos e acione o comando do silêncio. Uma textura de sonoridades deve ter acontecido! É muito interessante gravar ( mesmo que no celular) esta etapa e ouvir a gravação.  
  • Após essa experiência, você pode propor que cada um pesquise sobre o povo que representou e compartilhe com o grupo na próxima aula.

 

Variação

  • Num outro momento, essa proposta pode ser realizada com expressões ou palavras em diferentes línguas indígenas (pesquisadas previamente) ao invés dos nomes dos povos.
  • Uma possibilidade é ir aumentando o número de palavras por pessoa, a cada vez que realizem o jogo. Assim, o grupo ampliará o seu repertório de termos indígenas.

 

saiba mais


Para começar a entender quantos povos são, onde vivem, seus rituais, o ISA preparou um livro para crianças com diversas informações baseadas no site do ISA Povos Indígenas do Brasil (PIB). O PIB MIRIM é uma publicação voltada para as crianças que busca colaborar na pesquisa escolar rompendo com a idéia de “todos os índios são iguais” e assim despertar o interesse e o respeito das crianças às culturas indígenas existentes no Brasil. Há também um site com diversas brincadeiras e informações. https://mirim.org/

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