Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Cantando e tocando Ñande mbaraete’i katu

Ñande Mbaraete’ I Katu –  Vamos nos fortalecer  é uma canção dos Guarani Mbya. É um canto usado para fortalecer o espírito e o corpo das crianças e, assim, trazer alegria. Como em várias músicas Guarani Mbya, acompanhando a voz, são usados o mbaraka (violão), mbaraka mirĩ (chocalhos de mão) e a ravé (rabeca).  Fizemos uma pequena adaptação abaixando  a tonalidade da música para ficar mais confortável para seus alunos, mas você pode escolher o melhor tom para sua turma. Depois de fazer um trabalho de Escuta da cantiga Ñande Mbaraete’ I Katu, pode ser envolvente  cantar e fazer uma adaptação dessa cantiga, utilizando alguns instrumentos.

  • A cantiga Guarani é cantada por um coral de crianças em um tom bem agudo. Caso considere mais apropriado para as condições do seu grupo, talvez possa cantar em uma tonalidade mais grave, como sugerimos na adaptação.
  • Ao cantar essa música, busque trabalhar um timbre mais aberto, levemente nasalado, como o das crianças do coral Guarani.
  • Caso queira se aproximar da sonoridade da gravação original, você precisará de um violão, maracás e um pequeno tambor. Se tiver disponível uma rabeca ou violino, ficará mais interessante ainda.
  • Preste atenção na forma como o violão é tocado, sem a definição de acordes, marcando a subdivisão do pulso como um pedal, com a função de um instrumento de percussão. Na partitura adaptada, transposta para Re M, recomendamos afinar somente a 6å corda em D e deixar  as outras na afinação tradicional.

 

 

 

Foto: Magda Pucci

Crianças Guarani Mbya – Aldeia Rio Silveira, SP

 

Saiba mais

Os Guarani possuem uma das maiores populações indígenas da América do Sul. Eles se dividem em três subgrupos: Mbya (Mbuá, Mbwá, Mbiá), Kaiowá e Ñandeva, também conhecidos como Xiripá. Foram os primeiros a estabelecer contato com os europeus e muitos deles foram catequizados pelos missionários portugueses e pelos colonizadores espanhóis. Outros fugiram do domínio dos colonizadores e atravessaram a floresta se unindo a outros povos indígenas. Apesar da catequização e da convivência pacífica com os não indígenas, os Guarani conseguiram preservar muito de suas tradições e seus rituais religiosos. Mais informações sobre os Guarani encontram-se no livro Cantos da Floresta e no site do ISA https://pib.socioambiental.org/pt/povo/guarani

 

PARA OUVIR

CD ÑANDE ARANDU PYGUÁ – MEMÓRIA VIVA GUARANI

Para conhecer outras músicas dos Guarani Mbya, indicamos o CD duplo ÑANDE ARANDU PYGUÁ em que foram gravados: acalantos (Mitã Mongueá); cantos infantis com temática religiosa (Kyringué Mboraí); duetos de flautas de bambu tocadas somente pelas mulheres (Kunhã Mimby); e a dança do tangará (Kunhã Jerokya). Essas gravações foram realizadas pelos grupos das aldeias Boa Vista,Tenondé Porã, Piaçaguera, Itaoca, Krukutu, Peguaoty, Pindoty, Grupo Teko Arandu.(Instituto Tekó Arandu/Projeto Memória Viva Guarani, 2004).

Gostou da proposta didática?

Compartilhe conosco sua experiência em sala de aula…