Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Escutando o arco de boca Kaingang


Foto: Clara Adams

Sr. Kazu toca uãixim

A música Kasu tỹ vyj sĩ kyn (Kasu toca uãixim) é bastante interessante para a realização de um trabalho de escuta que pode estimular a percepção da melodia de harmônicos.

O arco de boca Kaingang é longo e com uma curvatura suave, quase reto. Para tocá-lo, o músico percute a corda com os dedos e a boca funciona como caixa de ressonância, que, de acordo com a maior ou menor abertura, ele consegue modificar a altura dos sons e criar melodias por meio dos harmônicos, gerados por duas notas fundamentais.

 

 

Sobre a escuta
  • Você pode iniciar o processo de escuta, ouvindo de olhos fechados, sem saber que instrumento é. Após a audição da música toda, você pode estimular um debate no grupo sobre o que eles imaginam, em relação ao formato do instrumento – se tem corpo de ressonância ou não – como ele é tocado – se pela boca, mãos ou com algum outro objeto – e assim ir fazendo perguntas diversas para estimular a imaginação a partir da escuta.
  • Depois de levantadas as hipóteses, você pode apresentar o arco de boca Kaingang através de imagens e falar um pouco sobre esse instrumento, sobre o conceito de harmônicos e a melodia formada por eles, que muitas vezes dá a impressão de uma flauta tocando a melodia aguda.
  • É importante ter claro que a escuta dos harmônicos não é igual para todo mundo. Muitas vezes, uns podem ouvir claramente a melodia formada por eles e outros demorarem mais tempo para ouvi-los. De toda forma, é interessante insistir na escuta dos harmônicos, pois, geralmente, após várias audições, mesmo a pessoa que inicialmente não conseguia identificar a melodia dos harmônicos, passa a ouvi-la.

 

Entendendo os harmônicos

Uma boa oportunidade seria aproveitar o tema dos harmônicos e confeccionar um monocórdio para as explorações acústicas. Se sua turma for de adolescentes, você pode abordar até o conceito de série harmônica e realizar um projeto interdisciplinar com o professor de Física. Ver atividade Tocando com os harmônicos.

Para conhecer sobre o povo Kaingang ver o livro Cantos da Floresta ou no site do ISA e também no site Portal Kaingang

SAIBA MAIS


Veja mais sobre arcos de boca no capítulo Ikolen-Gavião do livro Cantos da Floresta. Na Ásia a presença dos arcos de boca é forte e há diferentes formatos. Que tal fazer uma pesquisa? Voce pode começar pela Wikipedia cuja versão em inglês tem muitas informações que podem ajudá-lo a pesquisar outros arcos no mundo e depois estender para outros sites.

Gostou da proposta didática?

Compartilhe conosco sua experiência em sala de aula…