Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Tirando a melodia do arco de boca kaingang

Kasu tỹ vyj sĩ kyn  (Kasu toca uãixim) é uma música do povo Kaingang realizada por um instrumento muito raro no mundo indígena: o arco de boca. O nome desse instrumento para os Kaingang é vyjsĩ, que se pronuncia uãixim. Este é um dos instrumentos mais antigos e presentes em diferentes lugares do mundo. Nas  páginas 166 e 20 0 do livro Cantos da Floresta você pode obter mais informações sobre os arcos de boca.

Foto: M.Clara Adams

Arco de Boca Kaingang

 

O arco de boca Kaingang é longo e com uma curvatura suave, quase reto. Para tocá-lo, o músico percute a corda com os dedos e a boca funciona como caixa de ressonância, que, de acordo com a maior ou menor abertura ele consegue modificar a altura dos sons e cria melodias, por meio dos harmônicos que se originam das duas notas fundamentais que ele toca.

 

A música kaingang é interessante para a realização de um trabalho de percepção, pois a melodia possui apenas dois sons (Lá e Mi) que se repetem por toda a música.

 

Após a atividade Escutando o arco de boca Kaingang, nossa sugestão é “tirar de ouvido” os dois sons fundamentais e a melodia dos harmônicos. Caso você não tenha trabalhado o conceito de harmônicos com seus alunos, enfoque apenas nos dois sons fundamentais: um mais agudo (Lá) e outro mais grave (Mi). A partitura Kasu tỹ vyj sĩ kyn o ajudará a encaminhar este processo.

 

Criando uma partitura

Você pode complementar a atividade anterior, propondo que os alunos criem uma partitura dessa música. Se sua turma não aprendeu a escrita tradicional, você pode propor aos alunos que escrevam os nomes das notas espaçadas no papel – a nota mais aguda em cima e a mais grave embaixo – aproveitando para introduzir os conceitos básicos da escrita tradicional

 

LA    LA  LA    LA                                                   LA   LA   LA LA    LA LA LA LA 

 

MI    MI   MI MI   MI    MI   MI MI

 

Outra possibilidade é fazer uma partitura de duas linhas e colocar algum sinal (um bolinha, um quadradinho, um xis), sobre elas quando ouvir as duas notas, como por exemplo:

LA __________________________________________________
MI __________________________________________________

 

SAIBA MAIS

Para conhecer sobre o povo Kaingang ver o livro Cantos da Floresta ou no verbete do Kaingang ISA e também no site Portal Kaingang

Gostou da proposta didática?

Compartilhe conosco sua experiência em sala de aula…