Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Quem Somos

Musicista (arranjadora, compositora e intérprete), além de pesquisadora da música de vários povos há mais de vinte anos. É graduada em regência pela ECA-USP, mestre em antropologia pela PUC-SP e Doutora em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, na Holanda.

Dirige e produz o Mawaca, grupo que  recria músicas de diferentes tradições do mundo, tendo já realizado turnês na Espanha, Alemanha, China, Portugal, Bolívia, Grécia e França. Produziu seis CDs e quatro DVDs do Mawaca, além de CDs de outros artistas. Esteve em contato com seis grupos da Amazônia com o Mawaca onde foram realizados intercâmbios com músicos Ikolen-Gavião (RO), Paiter Suruí (RO), Kambeba (AM), Huni Kuin (AC), Karitiana (RO) e Comunidade Bayaroá (AM). Também trabalhou com os Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul no projeto “Música indígena no palco”.

Foi diretora musical da Orquestra Mediterrânea, junto a Carlinhos Antunes e Lívio Tragtenberg, projeto do Sesc que envolveu 21 músicos de países mediterrâneos e gerou um CD e um DVD, Desenvolveu vários projetos no Terceiro Setor, como Meninos do Morumbi, Ação Comunitária, Grupo de Refugiados no Sesc Carmo, entre outros. É coordenadora do espaço cultural Estúdio Mawaca, além de ministrar palestras, oficinas e cursos de músicas do mundo e de cultura indígena brasileira na EMBAP na UNESPAR e professora convidada no Instituto Singularidades.

É coautora com Heloisa Prieto dos livros De todos os cantos do mundo (Cia. das Letrinhas, 2008) e Contos Musicais (Leya, 2014). Com Berenice de Almeida, publicou Outras terras, outros sons (Callis, 2003),  A grande pedra (Formato, 2015) e A floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil (Peirópolis, 2015) e Cantos da Floresta (Peirópolis, 2017).

Educadora musical e pianista há mais de 30 anos. Licenciada em música, é Mestre em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Desenvolveu, por 26 anos, um trabalho de iniciação musical e iniciação ao piano com crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC-SP). Foi parecerista na elaboração do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil na área de Música (MEC, 2000) e administrou o grupo La Voz de los Niños, atividade acadêmica do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem, 2012).

Publicou diversos livros na área da educação musical, como Música para crianças: possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (Melhoramentos, 2014). Em parceria com Gabriel Levy, escreveu cinco livros do professor da coleção ‘O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada’ (Melhoramentos, 2010) e dois livros da coleção ‘Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada’ (Melhoramentos, 2012). Com Magda Pucci, publicou Outras terras, outros sons (Callis, 2003),  A grande pedra (Formato, 2015) e A floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil (Peirópolis, 2015) e Cantos da Floresta (Peirópolis, 2017).

É supervisora pedagógica do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, professora na Pós-Graduação do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e ministra palestras, oficinas e cursos de cultura indígena e de formação musical para professores em escolas e diversas instituições.