Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Jogo Flecha

Este jogo pretende fazer ecoar, pela sala de aula, os nomes de alguns dos 252 nomes dos povos indígenas, a fim de que seus alunos se familiarizem com essas sonoridades e tenham uma dimensão da quantidade de povos existentes no Brasil.

Preparando o jogo

Antes de começar o jogo, você precisa selecionar nomes de diversos povos indígenas, fazendo uma lista para que os alunos possam escolher os nomes que acharem mais interessantes. Para criar essa lista, visite o site do ISA ou se baseie no quadro abaixo.

O primeiro passo é mostrar o quadro aos alunos para que eles possam escolher um ou dois nomes. A ideia é que eles se sintam como ‘representantes’ dos povos escolhidos.

Começando a jogar

  • O jogo se inicia com todos os participantes em roda. Uma pessoa ‘atira a flecha’ – isto é, faz o movimento com as mãos como se fosse atirar uma flecha -,  falando o nome do seu povo e olhando, precisamente, para a pessoa que escolheu.  Essa pessoa, que foi ‘flechada’, deve prosseguir da mesma maneira, isto é, ‘atirando a flecha imaginária’ e falando o nome do seu povo para outra pessoa. E o jogo segue.
  • As pessoas têm que memorizar os nomes para não perder o tempo, pois o jogo tem que ser rápido e bem dinâmico. Quem se atrapalha ou esquece o nome, fica no centro da roda. Quando o participante é flechado pela segunda vez, ele deve usar o segundo nome escolhido, para ficar sempre alternando e ter uma maior diversidade de nomes.

Quando apresentarem facilidade nessa etapa, pode-se propor algumas variações como: 

  •  Uma pessoa joga a flecha,para outra pessoa da roda, falando o nome do povo do colega flechado, e não o seu próprio povo. Dessa forma, ela terá que prestar atenção na etapa anterior do jogo, e memorizar, pelo menos, alguns nomes que seus colegas falaram.
  • Manter um pulso constante, que pode ser marcado em algum instrumento de percussão ou com estalos. Nesse caso, cada um ao falar o seu povo, terá que adequar o seu nome ao pulso, fazendo com que o acento forte da palavra coincida com o pulso. Muitas vezes, para esta adequação, será preciso fazer anacruses, isto é, falar a sílaba ou as sílabas que antecedem a sílaba forte entre um pulso e outro.

 

Saiba mais


Se você quiser conhecer sobre os povos indígenas brasileiros, acesse o site do Instituto Socioambiental (ISA-PIB) e clique nos nomes de cada um deles para saber mais sobre seus diversos aspectos, como: histórico de contato, localização, língua, rituais, etc. depois vá aprofundando sua pesquisa, assistindo a vídeos, buscando artigos e livros específicos sobre cada povo.
https://pib.socioambiental.org/pt

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