Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Paisagem sonora da floresta da Kurupira

A figura mítica do(a)  curupira faz parte do repertório de lendas brasileiras e apresenta diversas versões. A kurupira faz parte dos seres mitológicos do povo Kambeba, e aparece na música Zana Makatipa, Kurupira.

Após conhecer a História da Kurupira Kambeba, propomos criar uma paisagem sonora para esta história, isto é, sonorizar o ambiente desse ser fantástico. Uma sugestão é inserir a cantiga Zana Makatipa, Kurupira no meio ou no final dessa sonorização, com todas as crianças cantando juntas.

Para iniciar este processo, você pode fazer um levantamento com os alunos dos sons que eles imaginam que tenham na mata, como: pássaros, vento, pequenos animais, riacho, chuva, entre outros.

Após esse levantamento, explorem vocalmente esses sons, buscando timbres parecidos com cada um deles.

Vocês podem ampliar essa gama sonora, acrescentando materiais da natureza, como folhas, galhos, gravetos, pedras etc. Nesse caso, seria interessante fazer um passeio por algum parque próximo em que os alunos possam recolher esses materiais.

Com esses materiais da natureza, o grupo pode criar uma sonorização do ambiente da floresta junto com os sons vocais, explorados anteriormente.

Paralelamente, vocês também podem fazer um exercício de imaginação, criando os sons que a curupira faria. Depois, realizar a paisagem sonora anterior com esses “solos” da curupira, mesclando-o com a história.

Vocês também podem pesquisar as diversas versões desse mito, compará-las e, por fim, escolherem outra versão para também realizarem a sonorização.

 

Foto: Amanda Moraes
Exploração de sons de instrumentos e elementos da natureza

 

VOCÊ SABIA?

Paisagem sonora se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõem um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica. O estudo de paisagens sonoras (ou soundscape) foi desenvolvido no  âmbito da Ecologia Acústica pelo músico, professor e ambientalista canadense Murray Schafer em parceria com Barry Truax e Hildegard Westerkamp, que fundaram o World Forum for Acoustic Ecology e o World Soundscape Project.

 

PARA LER

Indicamos o livro Curupira: O Guardião da Floresta para você contar essa história para seus alunos. Neste livro, Marlene Crespo conta como o guardião da floresta usa seus poderes mágicos impiedosamente contra aqueles que não respeitam a mata e os seres que a habitam, protegendo a vida e lutando pela conservação do ambiente. Editora Peirópolis.

Gostou da proposta didática?

Compartilhe conosco sua experiência em sala de aula…