Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Cariço – Cantando em sistema alternado

Para cantar a melodia resultante da música Cariço, é importante realizar também a atividade Ouvindo a Cariço do Rio Negro. Essa música é tocada com o sistema de notas alternadas, utilizado em diversas músicas indígenas dos povos dessa e de outras regiões brasileiras.

Entendendo o sistema alternado

   Para melhor entendimento desse processo, inicialmente, sugerimos que você use outras melodias já conhecidas e que tenham poucas notas, tal como Asa Branca ou outros exemplos familiares de seu grupo de alunos. Abaixo, propomos as seguintes etapas desse trabalho com a canção Asa Branca, mas este processo pode ser realizado com qualquer outra melodia de sua escolha.

  • Todos juntos, cantem a melodia com a letra da canção Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Pode ser somente a primeira estrofe, ou até mesmo a  primeira frase.
  • Após cantar várias vezes, cantem novamente a melodia com os nomes das notas.
  • Depois que todos já tenham memorizado a melodia com os nomes das notas, divida sua turma em 5 grupos. Cada um deles irá cantar, apenas, uma única nota da melodia. Cantem várias vezes desta forma, assim, seus alunos entenderão como é feito o sistema alternado presente na música Cariço.  É importante buscar fluência na execução da melodia, o que é difícil mas um desafio!

G1       G2      G3      G5       G5       G3       G4     G4

      DO      RE      MI      SOL    SOL    MI        FA      FA    

           Quan  do-o   lhei      a         ter       ra-ar     den     do etc.

Grupo 1 (G1), Grupo 2 (G2), Grupo 3 (G3), Grupo 4 (G4), Grupo 5 (G5)

Cantando a música Cariço em sistema alternado
  • Após esta experiência com a música Asa Branca, cantada em sistema alternado, sugerimos que cantem a melodia do Cariço em uníssono, até que todos a memorizem e a cantem fluentemente. Você pode propor a memorização frase por frase, de acordo com as necessidades de seu grupo.
  • Depois que os alunos já tenham se apropriado da melodia, sugerimos que proponha a sua realização com o sistema alternado. Pode ser cada grupo com uma nota ou mais do que uma, seguindo  a maneira como o Sr. Justino e seu filho a realizam, na qual cada um deles toca algumas notas e não apenas uma. Com certeza, será um grande desafio!
Improvisando sobre a melodia Cariço

Quando os alunos estiverem à vontade com os motivos melódicos da Cariço, você pode sugerir um exercício de improvisação sobre eles. Uma sugestão para essa improvisação pode ser a forma rondó, isto é, selecionem um dos motivos da melodia Cariço para ser o ‘refrão’ (a parte que sempre repetirá), alternando-o com os solos vocais improvisados.

 

 

 

Foto: Eduardo Vessoni

Flauta Cariço – Comunidade Bayaroá

VOCÊ SABIA?

Um instrumento bastante presente nessa região é a flauta Cariço (em nheengatu), que também dá nome a uma dança em pares. São tubos de taquara, amarrados com fibras, com uma afinação variável e tocados em sistema alternado. Pode ser tocada por duas, quatro, seis ou mais pessoas (sempre em pares), sendo que um deles desempenha o papel de “mestre” e os outros “respondem” complementando a  melodia,  já conhecida previamente pelo grupo.

 

Saiba mais

O noroeste amazônico, ou região do rio Negro, apresenta um interessante mosaico sociocultural formado por 22 grupos indígenas, de origens e línguas diferentes, que compartilham a mesma visão de mundo, organização social, cultura material, mitologia, cosmologia e saberes. Distribuídos em mais de 400 comunidades, estão organizados da seguinte forma: povos do rio Uaupés, do rio Içana, do rio Xié e Maku. Mais informações sobre esses povos encontram-se no livro Cantos da Floresta e no site do ISA  https://pib.socioambiental.org/pt/povo/etnias-do-rio-negro

 

PARA VER

O FOIRN produziu um vídeo com indígenas Tukano tocando a flauta cariço e dançando. O vídeo foi produzido durante a Oficina de Troca de Conhecimento Multimídia, realizada em São Gabriel da Cachoeira (AM) em 2012. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7byTpX02-V4.


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