Cantigas de ninar são muito frequentes em diversas culturas mundo afora. Embora esse gênero seja pouco pesquisado no universo indígena, há alguns exemplos interessantes de cantiga de ninar como os acalantos dos Yudjá.
Para esse povo, as cantigas de ninar só podem ser cantadas até às cinco da tarde, pois, depois disso, o escuro pode levar a alma da criança e ela não mais acordar. A seguir algumas sugestões de como apresentar esta cantiga de ninar para seus alunos.
- Antes de ouvir a gravação , você pode propor um desafio aos seus alunos: memorizar o máximo de palavras que conseguirem identificar na canção yudjá.
- Faça um levantamento de quantas palavras eles ouviram, podendo escrevê-las como eles pronunciaram. depois, ouçam mais uma vez para confirmar a pronúncia das palavras identificadas.
- Caso seus alunos estejam envolvidos com este jogo, você pode propor que, após uma nova audição, eles tentem cantar trechos do que ouviram.
Cantando a música do cachorro Aritada
- Após essas propostas de escuta, a canção pode ser aprendida frase por frase, com o auxílio de um pulso.
- Quando estiverem apropriados da cantiga, pode-se criar ritmos variados sobre o pulso, alternando com uma subdivisão.
- Criamos uma linha simples de percussão corporal com estalos e palmas, que pode ganhar outros ritmos que você considerar interessantes. Caso prefira, repetir a primeira frase duas vezes, é possível também.