Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Tocando apï ayã txutxitxutxi

Apï Ayã Txutxitxutxi   é uma cantiga de ninar do povo Yudjá  que se refere ao cachorro Aritada que queimou a boca, ao buscar comida na fogueira. O registro dessa canção de ninar fez parte da pesquisa da linguista Cristina Fargetti junto à cantora e pesquisadora Marlui Miranda, que gravou uma versão dessa música no CD Fala de bicho, fala de gente

Sugerimos que, primeiramente, vocês ouçam e cantem essa cantiga com percussão corporal, acessando a proposta Ouvindo e Cantando Apï Ayã Txutxitxutxi.  Após essa melodia já estar memorizada por seus alunos, o desafio de tocá-la e realizar o arranjo pode envolvê-los.

Propomos um arranjo simples para duas flautas doce e dois xilofones. As flautas fazem a melodia e uma segunda voz, aberta em terça menor. O acompanhamento será feito pelos xilofones, com dois ostinatos que se complementam.

Nossa sugestão de sequência é iniciar com a linha de xilo 1, depois o xilo 2, depois o tema na flauta e, por fim, a segunda voz da flauta. Você pode trocar os instrumentos também ou inventar novas linhas melódicas que possam se sobrepor ao tema. É possível fazer uma parte com vozes e xilofone também, ou apenas vozes e percussão corporal como na atividade Ouvindo e Cantando Apï Ayã Txutxitxutxi.

Saiba mais

Yudjá significa “dono do rio”, na língua que eles falam, chamada Juruna. Atualmente, alguns grupos yudjá vivem no Parque Indígena do Xingu, no norte do Mato Grosso, e outros vivem no estado do Pará.  Mais informações sobre os Yudjá encontram-se no livro Cantos da Floresta e no site do ISA. 

 

 

Para ouvir

A pesquisadora e cantora Marlui Miranda realizou uma pesquisa sobre as cantigas de ninar dos Yudjá e as gravou no CD Fala de Bicho, Fala de Gente com músicos de jazz. Para ouvir a entrevista da cantora sobre esse projeto e ouvir trechos do CD indicamos o site do selo Sesc responsável pela produção do projeto. 

Gostou da proposta didática?

Compartilhe conosco sua experiência em sala de aula…