Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Depoimentos

Comentários de pesquisadores, educadores e colaboradores sobre Cantos da Floresta.

Que belo livro!! Vocês estão todos de parabéns pela qualidade do material e também pela linda apresentação tanto no papel, quanto no website!  Gostei da ampla introdução às sociedades indígenas e os detalhes apresentados sobre os cantos.

Anthony Seeger – Etnomusicólogo emérito da UCLA
Diretor e curador da Smithsonian Folkways Recordings

Contando também com um CD com produções musicais indígenas, esse livro é, sem dúvida, um material de grande valor que certamente contribuirá com a transformação de consciências, valendo-nos do respeito, da cooperação, da troca, do aprendizado, enfim, entre tantos outros aspectos. Buscando a singularidade nos planos da diversidade, o trabalho é um tratado generoso, colocando-nos em contato com vários povos, com suas músicas, costumes, tradições.

Teca Alencar de Brito – educadora musical e professora doutora na ECA-USP.

Mais que um livro de música indígena, Cantos da Floresta é um material moderno, abrangente, engajado. Um audacioso projeto que ajuda todo brasileiro a conhecer melhor a alma desse país. É um material que permite o contato com a beleza do universo cultural dos povos indígenas e que, além de apoiar as lutas pelos seus direitos, vem preencher uma das lacunas mais gritantes da escola brasileira.

Gabriel Levy – músico (Mutrib, Mawaca) e educador musical

Quem não é visto, corre o risco de ser esquecido. E quem não é escutado também! Cantos da Floresta é mais que uma iniciação ao universo musical indígena. Ele nos leva através dos campos visuais e auditivos a lugares inimagináveis. É um encontro com a nossa ancestralidade musical.

Renato Soares – Fotógrafo indigenista

Ontem finalmente consegui sentar, ler e me deliciar com o livro. Ficou maravilhoso. É uma referência para as escolas e também para pesquisa na área. Agradeço toda dedicação de Magda e Bere neste lindo projeto. A cada página vemos  muito cuidado e generosidade. Que o livro dê muitos e muitos frutos e espalhe a força indígena neste Brasil que está precisando.

Alik Wunder –  profa. doutora em Educação – UNICAMP 

The book is fabulous!  This really makes a wonderfully rich contribution to the ethnography of the indigenous musical experience.

Laura Graham. Antropóloga especializada em culturas indígenas.

Um trabalho de pesquisa primoroso, que vem ao encontro da necessidade de conhecimento sobre nossa própria história, pois, conhecer as diversas manifestações culturais indígenas do nosso país é também conhecer nossas origens. É conhecer para respeitar, e, porque não também, para admirar. O cuidado que a Berenice e a Magda tiveram com esse projeto está em cada detalhe, em cada página, em cada linha escrita. Que alegria termos à disposição um material tão rico! Que essa obra se espalhe pelos quatro cantos do Brasil! E viva a diversidade cultural brasileira!!!

Djenane Vieira, Educadora Musical, rede Municipal de Educação de Jundiaí.

Gostei muito mesmo, achei ótimo, bem realizado, ilustrado, com conteúdo excelente, de fato…. competente!!! Sei bem o que demanda o que fizeram, sair de um vazio enorme de conhecimentos constituídos e chegar até onde chegaram nesse livro. É caminho longo e árido, como o de construir do zero o mundo… Sinceramente…. mais do que parabéns, muito obrigado!

Prof. Dr. Carlos Kater  – educador, musicólogo e compositor. Doutor pela Universidade de Paris IV Sorbonne.

O material elaborado por Berenice e Magda riquíssimo:  repleto de exemplos musicais, imagens belíssimas, propostas didáticas e conteúdos trabalhados de forma transdisciplinar. Mas sobretudo é apaixonante! Não dá vontade de parar de ler, ouvir, cantar e desfrutar dessa riqueza da cultura brasileira. Acredito que os grupos indígenas também devem estar muito orgulhosas pela realização desse trabalho de vocês!  Parabéns sem fim! Por mim, vocês merecem o prêmio de melhor livro didático da área de música do ano!
Prof.ª Dra. Neide Esperidião.  Diretora Adjunta do Conservatório Villa Lobos. Coordenadora dos Cursos Superiores de Música da FACFITO
Eesse trabalho é uma verdadeira obra –  fruto maduro de muito talento e de um labor dedicado e generoso.  Compartilha com o leitor um precioso conjunto de saberes e informações, uma ampla e bem tecida rede de interlocuções e referências,  mapas e trilhas por onde  se aventurar…Que grande presente!
Ana Cristina Rossetto. Musicista e Educadora Musical, Mestre e Doutora em Educação.

Parabéns pelo livro. Está lindo e é de extrema importância para a formação de crianças e jovens. Fiquei encantada.

Margarete Arroyo – profa. Dra. de Educação Musical da UNESP.

¡Maravilla! ¡Fascinante! ¡Llevo una hora sin levantar la cabeza de las hermosas páginas! Nobody has a book like this for Native American in the USA! Fascinante, envolvente, ¡ilusionarte y emocionante! ¡Un modelo para la eternidad!

Sofia Lopez-Ibor – professora Orff de música na San Francisco School  (EUA)

Parabéns pelo belíssimo trabalho de pesquisa e divulgação da música indígena!

Edithe Pereira – arqueóloga do Museu Paraense Emilio Goeldi.

Este  trabajo que hicieron no tiene precedente! La cantidad de información tan cuidadosamente seleccionada hace que uno no pueda parar de leer!! Un canto al respeto cultural y a la convivencia de tantas culturas!Lograron un material increíble en todo sentido!! Orgullosa y feliz por estas amigas tan sabias!! Y ahora las dejo, voy a seguir leyendo y escuchando…

Kari Malvicini – educadora musical de Buenos Aires.

Atento à grande riqueza destas culturas, esse livro vem ressaltar a diversidade, com a seleção de cantos rituais coletados na fonte, valorizando a colaboração dos parentes na escolha dos objetos e artefatos que têm significados especiais, para muito além de simples ilustração do livro. Cantos da Floresta é um verdadeiro songbook, dirigido aos educadores que, agora, contam com um importante material para trabalhar atividades na sala de aula, animando a implementação da Lei 11.645-08, que cria a obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias dos povos indígenas nas escolas, em especial no ensino básico. Um material de apoio didático primoroso que mostra a riqueza e beleza da cultura que forma a nossa diversa e complexa sociedade tropical, ainda pouco conhecida. 

Ailton Krenak – escritor, ativista indígena.

¡Muchas gracias por el maravilloso libro!  Ayer me dediqué a tomar contacto con esta preciosa obra, tan rica y cuidadosamente organizada. Pude escuchar el CD (completo) con las músicas y conectarme más profundamente con la labor tan valiosa e intensa que ustedes realizaron. Es increíble la cantidad de información, de ideas e ilustraciones que esta obra única contiene. Es muy importante que esta edición, tan cuidada desde todos los puntos de vista, haya sido concebida como material (“alimento”) cultural-musical dedicado especialmente a los maestros de música de los distintos niveles educativos de Brasil (y también por supuesto de Latinoamérica y de todo el mundo).

Este bello libro estará aquí en mi estudio, cerca de mis colegas, así como de mis estudiantes. Sería magnífico que en el próximo seminario del FLADEM en Lima, Perú puedan sugerirse allí diferentes formas – prácticas activas, información, etc.- de aproximación a la utilización del libro por parte de los profesores en la sala de clase. Les agradezco nuevamente vuestra gentileza, por compartir conmigo vuestra última creación. Debo decir que la selección de ejemplos musicales del CD me ha fascinado y ya estoy pensando de qué manera compartir esta sensación mía con alumnos y colegas.

Violeta Gainza – fundadora do Fórum Latinoamericano de Educação Musical – Argentina

Belíssimo material de apoio para professores, educadores musicais, jovens pesquisadores e interessados no universo indígena.

É um livro original na qualidade nacional e internacional. Constitui uma proposta pertinente às demandas do público-alvo a que se destina. Propicia a interação entre alunos e professores por meio de uma abordagem lúdica que estimula a criatividade e cria espaço para o desenvolvimento e a construção do saber.

O material oferece estratégias didático-pedagógicas que favorecem a reflexão sobre os valores culturais do Brasil e consequentemente a construção e o desenvolvimento da cidadania. Verdadeiro campo fértil para a ressignificação identitária do país. Genuína ferramenta de expressão brasileira.

Maristela Loureiro – Professora da Faculdade Santa Marcelina – SP e da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA)

Interessante pois mostra um pouco dessa diversidade de povos e culturas indígenas, e foca nesse diverso e não na ideia reducionista da figura do índio como mítica e romântica. Contribuições de repertório para o planejamento de aulas, contribuição no trabalho coletivo e no conhecimento do que é diferente do meu cotidiano e de culturas que devem ter espaço nas escolas pois, só respeitamos e valorizamos o que conhecemos e a escola é espaço para esse encontro de culturas. Amei ter ganhado o livro.

Andréia Barboza Braga. Professora de rede municipal. Oficina na UFSCAR. 

As minhas expectativas foram superadas. Foi maravilhoso! Excelente o conteúdo, pois as pessoas que ministraram estavam super bem preparadas.
Quanto aos temas, diversas atividades que podemos realizar com os alunos, sem esperar “o dia do índio”!
Foi excelente a parte prática! Quanto a experiência adorei estar entre músicos e me sentir parte deles, mesmo não tendo habilitação em música. Podemos ver as músicas indígenas de uma outra forma. Existe toda uma história que precisamos respeitar e torná-la acessível aos nossos alunos, os quais vivem distantes de
tanta realidade “rica” em cultura do nosso país.

Flávia Andréa Lisboa Mota. Professora de rede municipal. Oficina na UFSCAR. 

O livro “Cantos da Floresta  traz uma contribuição fundamental para a educação musical brasileira. O trabalho das autoras é cuidadoso, sensível e deixa disponível um material precioso da cultura indígena do país. Em tempos de reconhecimento dos elementos que, de fato, compõem nossa cultura, o trabalho de Magda e Berenice se destacam como um dos livros mais importantes para a educação como um todo.

Profa. Dra. Ilza Zenker Leme Joly – Universidade Federal de São Carlos

O educador musical catalão Oriol Ferré escreveu uma resenha sobre o livro Cantos da Floresta.

Oriol desenvolve um trabalho original e criativo para envolver crianças e jovens na prática musical, de forma lúdica.

A resenha se encontra na sua página Harmony Games onde apresenta suas ideias e projetos incríveis.