Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Quem Somos

Magda Pucci é musicista – arranjadora, compositora e cantora -, antropóloga, pesquisadora de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras e educadora musical. Formada em Música (Regência) pela Universidade de São Paulo, é mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, na Holanda. É diretora musical e fundadora do grupo Mawaca que recria músicas do mundo, interpretadas em mais de 20 línguas.

É autora de livros relacionados a temas indígenas e educação musical e trabalha como educadora musical ministrando oficinas e cursos de música. Magda foi professora convidada em cursos de pós-graduação e extensão em universidades como UNICAMP, UNESPAR e UFGD.

Ela trabalhou em projetos musicais em colaboração com comunidades indígenas como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Surui e outros. Ela também trabalhou em projetos sociais com crianças ONGs e grupo de refugiados em São Paulo. Publicou artigos nas revistas Música Popular, Vibrant, ABEM, entre outros.

Seus interesses incluem musicologia cultural, música indígena brasileira, pedagogia das músicas do mundo, etnomusicologia aplicada e/ou participativa, música comunitária, pesquisa artística, performance e antropologia indígena. Magda é associada do International Council of Traditional Music – ICTM – desde 2013 e participa da Junta Diretiva do Grupo de Estudos de Músicas Latino-americanas e do Caribe do ICTM.

É também coordenadora estadual da seção brasileira do FLADEM – Fórum Latino-Americano de Educação Musical. Em 2019 esteve em turnê pelo projeto Sonora Brasil (SESC) viajando por 45 cidades do Norte e Nordeste ao lado da cantora indígena Djuena Tikuna. 

É educadora musical e pianista, graduada e Mestre em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Publicou diversos livros na área da educação musical como ‘Música para crianças: possibilidades para Educação Infantil e Ensino Fundamental’ da Coleção “Como eu ensino” (Melhoramentos, 2014). Em parceria com Gabriel Levy, escreveu cinco livros do professor da Coleção ‘O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada’ (Melhoramentos, 2010) e dois livros da ‘Coleção Brincadeirinhas da Palavra Cantada’ (Melhoramentos, 2012). Com Magda Pucci, escreveu os livros ‘Outras Terras, Outros Sons’ (Callis, 2003-2015), ‘A Floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil’ (Peirópolis, 2015), ‘A Grande Pedra’ (Saraiva, 2015) e ‘Cantos da Floresta: iniciação ao universo musical indígena’ (Peirópolis, 2017), além dos capítulos ‘Músicas do Mundo” no livro ‘A Música na Escola’ (Allucci & Associados Comunicações, 2012) e  ‘Abrindo portas para as músicas indígenas’ no livro ‘Um Jogo chamado Música’ de Teca Alencar de Brito (Peirópolis, 2019).

Em parceria com Júlia Pittier, Cláudio Lucci, Daniel Ayres, Estevão Marques e Gabriel Levy, elaborou o Projeto de Capacitação de Professores ‘Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada’, desenvolvido a partir dos livros da Coleção citada anteriormente.

Desenvolveu por 28 anos um trabalho de iniciação musical e iniciação ao piano com crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMCSP). Foi parecerista na elaboração do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil na área de Música (MEC-2000) e administrou o grupo ‘La Voz de los Niños’, atividade acadêmica do FLADEM Fórum Latino-Americano de Educação Musical (2012).

Atualmente, é coordenadora pedagógica do Projeto “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”, ministrando também os cursos do Programa Formativo do mesmo Projeto; professora de música do curso de especialização ‘Música da Infância’ no Centro Universitário Ítalo Brasileiro’ e ministra cursos e workshops de formação musical para professores de Educação Infantil e Fundamental em escolas e instituições ligadas à educação.