Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Carregando Eventos

Evento

Biblioteca Mario de Andrade – Sessão autógrafos e oficina

13

dez

14:30

A proposta da oficina CANTOS DA FLORESTA – A música no universo indígena brasileiro, com Magda Pucci e Berenice de Almeida, é estimular a reflexão sobre o universo indígena brasileiro, em toda sua diversidade cultural, a partir do repertório musical indígena.

A oficina visa colaborar no processo de implantação da Lei 11.645, que determina a inclusão dos conteúdos indígenas no currículo escolar. Busca propiciar o conhecimento da cultura dos povos originários e intensificar a conscientização sobre a diversidade cultural indígena, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e dos grandes equívocos sobre a vida e história desses povos, herdados ao longo de séculos, promovendo, assim, o respeito e a valorização merecida aos povos originários.

Propõe uma vivência com as tradições de alguns grupos indígenas de diferentes partes do país como: Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Ikolen-Gavião, Mbya Guarani, Guarani Kaiowá entre outros. Oferece diversos tipos de atividades que abordam a escuta ativa das sonoridades desses povos; o contexto histórico e social, ritos, mitos e brincadeiras; e uma prática musical com vários cantos.

Dessa forma, pretende alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas desenvolvidas com repertório indígena, contribuindo assim para uma melhor atuação em sala de aula referente à temática indígena. A escuta ativa de diversas músicas indígenas busca desmistificar a ideia de que toda
cultura indígena é igual, mostrando parte da grande diversidade dos mais de 250 povos indígenas brasileiros.

Sobre o livro: Cantos da Floresta – uma aproximação com o universo cultural indígena, elaborado por Magda Pucci, diretora musical do Mawaca e pela educadora musical Berenice de Almeida é um projeto transmídia que engloba um livro acompanhado de um CD e um site didático focado exclusivamente em conteúdos indígenas, desde aspectos essenciais da cultura em geral até as artes sonoras, além de oficinas para educadores. Trata-se do primeiro livro não acadêmico voltado para músicas indígenas com enfoque didático para suprir uma grande lacuna na educação, promovendo o acesso a informações de grande relevância para a formação de professores. Visa preencher um espaço ainda carente de materiais que se proponham a difundir o universo indígena e a promover uma reflexão que contribua para a diminuição do forte preconceito e intolerância contra os povos indígenas na sociedade brasileira.

Link para inscrição da Oficina: goo.gl/vV4Pz6

Apoio: Natura Musical, ProaC-SP e Editora Peirópolis.

Local

Hemeroteca Mario de Andrade
Rua Dr. Braulio Gomes, 125
São Paulo, São Paulo 01047020 Brasil
+ Google Map