Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Escuta de Akoj Té – A Cantiga da Criação da Humanidade

A música Akoj té apresenta diversas possibilidades, desde a escuta para conhecer suas peculiaridades como a sua interpretação e a compreensão do seu contexto mitológico. Abordamos aqui a escuta, como uma primeira aproximação do universo sonoro Ikolen de Rondônia.

  • Com os alunos deitados no chão, no escuro ou de olhos vendados, ouvir várias vezes a música para despertar a escuta dos elementos que formam essa música.
  • Levante, com seus alunos, as impressões causadas pela música
  • Após essa audição, vocês poderiam assistir ao vídeo dos Ikolen-Gavião cantando na aldeia. Seria interessante uma conversa sobre as observações dos alunos tanto do vídeo, destacando a forma como eles cantam, a nasalidade, os tempos e comparar com as percepções que eles tiveram somente ouvindo o áudio.

 

Desenhando a melodia e percebendo a métrica

  • Ouvir a melodia prestando a atenção no movimento sonoro, isto é, quando vai para o agudo, ou para o grave ou mesmo quando permanece na mesma nota. Vocês podem seguir este movimento fazendo as mãos se movimentarem no ar, estipulando, previamente, o lugar dos sons agudos e dos sons graves.
  • Após esse exercício, desenhar em um papel essas linhas representando o movimento sonoro da melodia.
  • Após essa familiaridade com a melodia, um exercício interessante seria escrever a letra da canção (como se pronuncia ) seguindo este movimento sonoro e, em seguida, observar a métrica que alterna a quadratura o tempo todo, diferente do que estamos acostumados a ouvir, pois é o texto que comanda a prosódia e a rítmica da canção.

 

Ouvindo um arranjo de Akoj té com Mawaca

  • Ouvir o arranjo do grupo Mawaca para esta canção, no CD Rupestres Sonoros, disponível em: https://soundcloud.com/mawaca/ahkoy-te . Observar diversos aspectos, como: quais instrumentos foram utilizados na gravação?
    • quais instrumentos foram utilizados na gravação;
    • quantas vezes e de que forma a música é repetida (vão se acrescentando vozes e mais instrumentos);
    • como é a dinâmica da segunda parte: muito suave (pianíssimo), antes de voltar para a parte A.
    • o ostinato em 2/4 e quantas vezes eles aparece, antes da entrada da citação da canção japonesa Hotaru koi.

 

 

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