Cantos da FlorestaIniciação ao Universo Musical Indígena

Cantando Ataware tó – O canto da galinha

Ataware to é uma brincadeira com uma galinha muito comum na região de Manacapuru, também conhecida como inambu, que costuma gritar de hora em hora. Ataware significa “galinha”. A tuxaua, os professores e as crianças chamam pela ave dançando em círculos, de mãos dadas e dando pequenos saltos.

Essa canção dos Kambeba pode ser facilmente cantada por crianças pequenas, pois ela é bem curta e tem uma letra  fácil de memorizar. Algumas sugestões:

  • Seria interessante ouvir diversas vezes a cantiga e cantar junto com a gravação.
  • Você pode dividir a turma em dois grupos e brincar com essa melodia, propondo que cada grupo cante intensidades diferentes, façam o jogo de pergunta e resposta, mudem o timbre a cada repetição, entre outras ideias.

Grupo 1                                  todos                              Grupo 2

          A ta wa re ta wa re to                      ei!                          A ta wa re ta wa re to

  • Você pode brincar de colocar outras palavras, como onomatopeias da galinha, que funcionem com uma sonoridade semelhante à palavra Ataware tó ou que tenha uma rítmica próxima como por exemplo:

cócócóri (4/8) cócóri (3/8) có-ei- (2/4)

  • Experimentar diferentes formas de cantar com outras onomatopeias, gravá-las, ouvir a todas as gravações e decidir, junto com os alunos, qual delas o grupo prefere optar.
  • Algumas sugestões: dividir a turma em dois grupos e cantar alternado ou uma criança sola e o grupo responde, a cada repetição, grupos de 3 ou 4 crianças cantam e por fim todos se juntam nos ‘gritinhos’ finais.
  • Outra possibilidade é criar, coletivamente, um pequeno arranjo vocal utilizando mais de uma forma de cantar com diversas onomatopeias.
  • Se for adequado a seu grupo, você também pode abrir vozes cantando a melodia uma quinta paralela acima ou quarta paralela abaixo. Esse não é um hábito característico do Kambeba, mas pode ser válido e soar bem como trabalho musical.

 

 

 

Saiba mais

Os Kambeba também são chamados de Omágua, que significa o povo das águas. Eles vivem em cinco aldeias na região do médio e alto Solimões e no baixo Rio Negro. Nos tempos antigos, os Kambeba diferenciavam-se da maioria dos povos indígenas por usarem roupas feitas de algodão. O líder da aldeia tem o nome de tuxaua, e é ele que ensina as canções aos professores indígenas e às crianças.

Mais informações sobre os Kambeba no livro Cantos da Floresta ou no site do ISA https://pib.socioambiental.org/pt/povo/kambeba.

Gostou da proposta didática?

Compartilhe conosco sua experiência em sala de aula…